Nosso Cantinho

Nosso Cantinho
por Pai Celso de Oxalá

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Pai Celso de Oxalá nasceu no seio de uma família católica no dia 18 de abril de 1955 na cidade de Bragança Paulista, situada no interior de São Paulo. Desde criança sempre muito doente, quando aos 12 anos piorou muito e um médico constatou que ele tinha tuberculose. Um vizinho sensibilizado com seus pais, os levou até um Pai de Santo que conhecia. Era a casa de Pai Diniz de Osum, Osun Ofá Bi Omim Diniz Neri Pereira, que tinha o candomblé dele na Areia Branca, em Santos, onde através do Jogo de Búzios orientava o destino de vida de pessoas, não importando o sexo, raça, credo, etnia ou cor. Ao chegar a casa de Pai Diniz de Osum, Celso entrou em transe com seu Orixá pela 1ª vez. Após cuidar de Celso, Pai Diniz disse a ele que precisava "fazer o Santo", para assim, "criar" a energia de seu Orixá, Ogyian (Oxalá). Celso deveria zelar por seu Ogyian, juntamente com Osum, Ajori Eleda, seu segundo santo que também rege sua cabeça. Aos 13 anos, portanto há 43 anos, Pai Celso de Oxalá se recolhia para sua iniciação".

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desgraça pouca é bobagem???

Quero falar um pouquinho mais com você meu amigo, meu irmão na fé.
Dentro de uma sociedade religiosa, não importando o seguimento.
O individuo na necessidade quer seja, finanças, amor, ou na doença, ele balbucia, dá nó em pingo d'agua,
planta bananeiras, é cordial, simpático, prestativo, procura fazer até o que o diabo não faria.
Chorar, reclamar que é um infeliz esquecido pela sociedade, e, que Deus o abandonou.
Ah, sem esquecer-se das lamentações que os supostos amigos querem ver sua ruina. Ainda usa a seguinte expressão, estou tendo que usar colírio light para afastar o suposto "Olho Gordo" Creiam nisto!
Com tudo isto, e um pouco mais, esse suposto individuo caminhante numa sociedade consegue o intento.
Atinge o objetivo, conquista a confiança. A sociedade fica penalizada.
Ah, Coitado... Coitadinho... Sofredor..., Vamos abraça-lo, vamos ajuda-lo, desamparar jamais.
Onde já se viu abandonar um irmão neste estado de espirito?
Onde está o sacerdócio do que se diz Pai de Santo, Sacerdote Religioso?
O coitadinho, o infeliz, o sem crédito é amparado, não podemos esquecer que ele faz juras, e mais juras de fidelidade, não trairei jamais aquele que me estendeu a mão.
Todos se doam, passam noites e noites com ele.
Vamos deixar claro, rezando, orando, meditando, aconselhando.
Enfim, através de rezas, orikis, ebós, o Sacerdote sem medir sacrifícios parte para uma luta desenfreada contra os inimigos ocultos. Para que este ser que momentaneamente está
desprovido de iluminação, conquiste um espaço na sociedade.

Peço a colaboração de todos, Babalorisas,  Iyalorisas, Egbomes, Joyes, Oloyes,Ogãns, Ékédes.
Escrevam o obvio...Não se inibam. Este espaço é para nós. Juntos vamos vencer um novo amanhã.
Conto com cada um de vocês...abraços. 


Axé Vida!
Axé Felicidade!

 Pai Celso de Oxalá

3 comentários:

  1. Meu pai adorei o texto!
    Com certeza após uma avalanche de negativismo o homem deixa-se levar por uma zona de conforto e prefere se apoiar no sentimentos de pena ao invés de ir em frente e mudar oque não está agradando a si mesmo.
    Mas creio que a cada dia que passa todos os que se acomodam nas situações incomodas buscam exatamente oque o senhor disse no texto.. uma palavra,um conselho e assim tentam alcançar a famoza PAZ DE ESPIRITO! ESSA NÃO ADIANTA PALAVRAS.. NÃO ADIANTA CONSELHOS.. E UMA QUESTÃO DE QUERER OU NÃO ESTAR NELA!Sua Bença

    Bruno de Osalá

    ResponderExcluir
  2. ...Pensativo me coloca a analisar a nossa religião e percebo que somente tendo muito amor ao orisa para não desistir, pois a luta é árdua e intensa, mas... sabíamos desde sempre quando assistimos a trajetória de nossos ancestrais que nunca seria uma missão fácil, porem existem os momentos únicos e fantásticos cheios de fé e que recompensam a vida e a dedicação ao orisa...amo isso e ainda vou insistir e acreditar em final feliz pois o orisa é luz, amor entendimento, vida ou seja natureza viva dentro de nós.Obrigado desde já pela oportunidade de me expressar aqui em seu blog baba.
    BABALORISA DÂNBÔMYN

    ResponderExcluir
  3. Meu Pai, uso de suas sábias reflexões as minhas...Não só em nossa religiosidade, mas no dia a dia os obstáculos que se apresentam ou as cenas de fraqueza do ser humano são constantes, estes esperam com certeza uma palavra, um conselho, um caminho.Não basta tão somente o emanar de energias mais que positivas, essa energia tem que brotar verdadeiramente do coração, sem esse sentimento puro; a fé, a positividade, ou o sentimento de amizade,fraternidade e igualdade são abaladas por momentos de revoltas, sentimentos que geram insegurança, desconfiança.Usando mais uma de suas palavras, "VAMOS COM FÉ, PARA UM AMANHÃ MELHOR!".

    Hernane Siqueira

    * o blog esta bombando!!!!

    ResponderExcluir