Nosso Cantinho

Nosso Cantinho
por Pai Celso de Oxalá

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Pai Celso de Oxalá nasceu no seio de uma família católica no dia 18 de abril de 1955 na cidade de Bragança Paulista, situada no interior de São Paulo. Desde criança sempre muito doente, quando aos 12 anos piorou muito e um médico constatou que ele tinha tuberculose. Um vizinho sensibilizado com seus pais, os levou até um Pai de Santo que conhecia. Era a casa de Pai Diniz de Osum, Osun Ofá Bi Omim Diniz Neri Pereira, que tinha o candomblé dele na Areia Branca, em Santos, onde através do Jogo de Búzios orientava o destino de vida de pessoas, não importando o sexo, raça, credo, etnia ou cor. Ao chegar a casa de Pai Diniz de Osum, Celso entrou em transe com seu Orixá pela 1ª vez. Após cuidar de Celso, Pai Diniz disse a ele que precisava "fazer o Santo", para assim, "criar" a energia de seu Orixá, Ogyian (Oxalá). Celso deveria zelar por seu Ogyian, juntamente com Osum, Ajori Eleda, seu segundo santo que também rege sua cabeça. Aos 13 anos, portanto há 43 anos, Pai Celso de Oxalá se recolhia para sua iniciação".

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O "Ovo"

Falar do "Ovo" é muito complexo, muito mesmo, mas vamos aqui fazer uma colocação.

"E os porques dos porques".

Vamos iniciar falando dele o "ovo fresco", ele é utilizado em diversas oferendas, sua função é de tranquilizar, refrescar, quebrar as intranquilidadas existentes.

Entre nós religiosos Afro "candomblecistas" costumamos depositar ovos numa vasilha quer seja de barro, louça ao chão em portão de entrada, como também aos pés de certos assentamentos.

Sua finalidade é de atrair a paz, tranquilidade, fartura, proteção para o ambiente. Os Orixás são sabedores que este processo de oferenda "ebò" é para que a harmozição exista no ambiente como também a fertilidade, prosperidade.

Enfim, o Ovo quebra o Ajé "energia negativa" coisas ruins.

Existem momentos que não podemos comer do "Ovo" sabes o porque?

Fica para um outro momento...

Até mais - O Dàábo o!

Odé, Oxossi ilumine-os com energias positivas, e não faltando muito , mas, muito Asé!

Asé o!

Pai Celso de Oxalá.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário